Motor-Ferrari-458-Italia-3_edited_edited

Curso Teórico de Performance de Motores

Vagas: 25 vagas

Carga Horária:
16 horas/aula - Curso dividido em 2 sábados (4 períodos).

Datas: 2 Sábados
 

Horário:
08h30 às 12h00 + 14h00 Às 17h30.

 

Local: A definir

Objetivo do curso

Proporcionar à comunidade em geral uma visão do funcionamento de um motor a combustão interna. Aprender a calcular a potência máxima e pressão média efetiva. Entender os ciclos motor, a forma como o ar e o combustível sofrem transformações em seu interior. Compreender como são extraídos e medidos os níveis de desempenho para tais motores. Entender e dimensionar a influência dos sistemas de admissão e escapamento nas curvas de desempenho do motor. Entender a interdependência entre os sistemas dos motores. Desenvolver uma linha de raciocínio lógico que promova capacidade de comparar, desenvolver e quantificar o desempenho de motores a combustão interna. Por fim, vamos estudar um caso prático de preparação de motor! Um conhecimento para ser usado no seu dia-a-dia!

Público alvo

Comunidade em Geral. Engenheiros, Técnicos, Gerentes, Supervisores, Operadores e Estudantes das áreas de mecânica, eletrônica, eletrotécnica, mecatrônica e computação. Entusiastas são muito bem-vindos!

Conteúdo do curso

01 | 03 horas

História, evolução, arquitetura e ciclos motores.

  • Princípios de funcionamento. Alto motor e baixo motor.

  • Limites de funcionamento.

  • Noção de velocidade média do pistão.

  • Configurações de cilindros.

  • Motores de Grande Porte e aeronáuticos.

02 | 04 horas

O que é torque, potência e pressão média efetiva.

  • Generalidades sobre os combustíveis. Relação Ar/Combustível. Qual a relação ideal para um máximo desempenho?

  • Interpretação das curvas de Torque Potência.

  • Comparativo de rendimento entre motores.

  • Entendimento da qualidade do uso da cilindrada do motor via Pressão Média Efetiva

03 | 03 horas

Aumentando a Performance

  • Entender como são as estratégias de enchimento em ar no motor. Entender os parâmetros de construção de um comando de válvulas e quais as implicações que estes têm no desempenho do motor.

  • Entender a influência dos componentes do alto motor no rendimento volumétrico dos motores.

  • Entender o formato das curvas de rendimento volumétrico dos motores atmosféricos.

  • Entender como o combustível é misturado ao ar e a sua combustão.

  • Conhecer os problemas causados pela combustão anormal nos motores.

04 | 02 horas

Sobre-alimentação

  • Quais os principais sistemas.

  • Quais as indicações para cada aplicação.

  • Interpretação do mapa do compressor e seus pontos de funcionamento.

05 | 04 horas

Calibração motor

  • Noções básicas da influência dos parâmetros de regulagem no desempenho do motor.

  • Noções de construção de um escapamento dimensionado para uma aplicação.

  • Caso prático de preparação de um motor V8 e comparativo com outros motores da categoria

Material didático: Participante recebe uma apostila impressa e Certificado emitido pelo instrutor.

Galeria cursos passados

Turma_1_-_Sobre_alimentação_de_motor
pg146 - turbo matching Motor AP 3.5 bar.
pg141 - Exemplo turbo-compound
pg110 -Turbocompound
pg109 - turbo matching - 3 cilindros
pg57 - Mapa Eficiencia Blower EATON
Flyer site - Boost TURBOS vs BLOWER - Pr
Blower e Turbos
2019_11 - Turma2
Certificado_de_Participação_-_Boost_