
Curso Teórico de Performance de Motores
Vagas: 25 vagas
Carga Horária:
16 horas/aula - Curso dividido em 2 sábados (4 períodos).
Datas: 2 Sábados
Horário:
08h30 às 12h00 + 14h00 Às 17h30.
Local: A definir
Objetivo do curso
Proporcionar à comunidade em geral uma visão do funcionamento de um motor a combustão interna. Aprender a calcular a potência máxima e pressão média efetiva. Entender os ciclos motor, a forma como o ar e o combustível sofrem transformações em seu interior. Compreender como são extraídos e medidos os níveis de desempenho para tais motores. Entender e dimensionar a influência dos sistemas de admissão e escapamento nas curvas de desempenho do motor. Entender a interdependência entre os sistemas dos motores. Desenvolver uma linha de raciocínio lógico que promova capacidade de comparar, desenvolver e quantificar o desempenho de motores a combustão interna. Por fim, vamos estudar um caso prático de preparação de motor! Um conhecimento para ser usado no seu dia-a-dia!
Público alvo
Comunidade em Geral. Engenheiros, Técnicos, Gerentes, Supervisores, Operadores e Estudantes das áreas de mecânica, eletrônica, eletrotécnica, mecatrônica e computação. Entusiastas são muito bem-vindos!
Conteúdo do curso
01 | 03 horas
História, evolução, arquitetura e ciclos motores.
-
Princípios de funcionamento. Alto motor e baixo motor.
-
Limites de funcionamento.
-
Noção de velocidade média do pistão.
-
Configurações de cilindros.
-
Motores de Grande Porte e aeronáuticos.
02 | 04 horas
O que é torque, potência e pressão média efetiva.
-
Generalidades sobre os combustíveis. Relação Ar/Combustível. Qual a relação ideal para um máximo desempenho?
-
Interpretação das curvas de Torque Potência.
-
Comparativo de rendimento entre motores.
-
Entendimento da qualidade do uso da cilindrada do motor via Pressão Média Efetiva
03 | 03 horas
Aumentando a Performance
-
Entender como são as estratégias de enchimento em ar no motor. Entender os parâmetros de construção de um comando de válvulas e quais as implicações que estes têm no desempenho do motor.
-
Entender a influência dos componentes do alto motor no rendimento volumétrico dos motores.
-
Entender o formato das curvas de rendimento volumétrico dos motores atmosféricos.
-
Entender como o combustível é misturado ao ar e a sua combustão.
-
Conhecer os problemas causados pela combustão anormal nos motores.
04 | 02 horas
Sobre-alimentação
-
Quais os principais sistemas.
-
Quais as indicações para cada aplicação.
-
Interpretação do mapa do compressor e seus pontos de funcionamento.
05 | 04 horas
Calibração motor
-
Noções básicas da influência dos parâmetros de regulagem no desempenho do motor.
-
Noções de construção de um escapamento dimensionado para uma aplicação.
-
Caso prático de preparação de um motor V8 e comparativo com outros motores da categoria
Material didático: Participante recebe uma apostila impressa e Certificado emitido pelo instrutor.
Galeria cursos passados
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
---|---|---|---|
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() |