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Post-04 SUPERTURBO - Novo conceito para Caminhões

SUPERTURBO: Link para o artigo na Engine Technology International de Junho 2020.


A Tecnologia de Turbo-compressor é fundamental na qualidade da mistura ar-combustível nos motores. Controlar a quantidade de ar a todo o momento, mesmo em condições de transiente, é o foco deste novo conceito de sobre-alimentação.




Durante anos, muitas indústrias e esforços financiados publicamente vêm buscando o melhor desempenho possível em termos de eficiência térmica e mecânica para motores diesel comerciais. Atualmente, com os motores em regime de uso estacionário, a eficiência otimizada do sistema de sobre-alimentação já está comprovada. Mas como o cenário regulatório está mudando em direção ao mundo real (adotando o RDE*) além das tradicionais emissões baseadas no ciclo padrões de referência (ETC, WHTC, FTP*).


Os efeitos do gerenciamento avançado de ar são a tecnologia chave para desbloquear benefícios em uma variedade de ciclos de motor.

O conceito do “SuperTurbo” foi desenvolvido como base no envelope completo de demanda de ar pelo motor. Funciona por aplicação de um planetário de alta velocidade tracionado diretamente o eixo do turbo-compressor.

Este novo conceito permite transferência bidirecional de energia e reduz a velocidade de rotação para uma faixa mais adequada aos componentes de ação variável.


O sistema “SuperTurbo” pode incorporar motores / geradores elétricos que são mais eficientes em termos de velocidade e exposição à temperatura. Contudo, em se adotando o CVT (Transmissão continuamente variável) mecânico, este sistema oferece maiores níveis de potência (instantâneo de 50kW (70 hp), 30kW contínuo) e não requer alta tensão / corrente ou outros componentes relacionados ao veículo. No conceito tradicional, tamanha potência só pode ser transferida de sistemas com hibridação e baterias.


Com um dispositivo de gerenciamento de ar capaz de equilibrar superalimentação eficiente e turbo-compound para recuperar a energia mecânica, este conceito pode ser a chave para encontrar a eficiência do motor em sua aplicação em condições reais de uso.


RDE = Real Drive Emissions

ETC = European Transient Cycle

WHTC = World Harmonized Transient Cycle

FTP = Federal Transient Protocol (Estados Unidos).




Engine Technology Link (Junho de 2020).


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